Justiça e segurança

CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL - CIN (FORMATO FÍSICO E DIGITAL).

PC - Polícia Civil
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O que é?
Descrição

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz uma transformação na identificação dos cidadãos. Agora, o documento tem padrão nacional e utiliza o CPF como número único válido em todo o país. Essa mudança organiza os cadastros administrativos, fortalece a segurança pública e reduz as fraudes, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com a integração de dados segura e em tempo real, a CIN permite que diferentes áreas do governo atuem de forma conjunta para atender melhor os cidadãos. Mais do que um documento de identidade, a CIN acompanha todo o ciclo de vida do cidadão, desde o nascimento até o óbito, eliminando a fragmentação de sistemas e a necessidade de múltiplos documentos para interações com o Estado e o setor privado. Observação: A emissão da 1ª via da CIN é gratuita.

Previsão legal

Lei n.º 7.116, de 29 de agosto de 1983 - Assegura validade nacional às Carteiras de Identidade, regula sua expedição e dá outras providências. Decreto n.º 10.977 de 23 de fevereiro de 2022 - Regulamenta as Leis nº 7.116/1983 e n. 9.454/1997, definindo os procedimentos para a emissão da Carteira de Identidade pelos órgãos estaduais e do Distrito Federal e estabelecendo o Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil. Lei 14.534 de 11 de janeiro de 2023 - Estabelece o CPF como número único.

Hipótese de tratamento

Execução de políticas públicas (Art. 7º, III, ou Art. 11, II, 'b', LGPD)

Quem pode solicitar

Qualquer cidadão brasileiro nato e naturalizado.

Documentação necessária

 

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A EXPEDIÇÃO DA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL - CIN (FORMATO FÍSICO E DIGITAL)

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS:

  • Qualquer documento original contendo CPF ou espelho da Receita Federal;
  • Certidão de Nascimento original(solteiros);                                                                                                                                                     
  • Certidão de Casamento original(casados);
  • As Certidões de Nascimento e Casamento, deverão ter o número de matrícula conforme Provimento n.º 182 de 17/09/2024.
  • Não será aceito documento de União Estável;
  • Se divorciado, apresentar Certidão de Casamento atualizada com averbação de divórcio;
  • Brasileiro Naturalizado apresentar o Certificado de Naturalização;
  • Comprovante de residência original. 

DOCUMENTOS OPCIONAIS PARA A CARTEIRA DIGITAL:

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Cartão do SUS;
  • Título de Eleitor (em caso de maior de 16 anos);
  • PIS/PASEP;
  • Tipagem Sanguínea, necessidade de um exame laboratorial que comprove o fator RH.

OBSERVAÇÕES:

  • Apresentar os documentos originais (físico);
  • CPF precisa estar regularizado junto à Receita Federal;
  • Os agendamentos serão liberados diariamente, a partir das 12h30;
  • Nos Processos parados da CIN, os requerentes devem trazer todos os documentos novamente para novo cadastro;
  • Evitar o uso de camisa branca para não coincidir com o fundo branco;
  • Durante o registro fotográfico, não usar óculos, acessório marcante ou maquiagem exagerada;
  • Os dados constantes na Certidão apresentada devem ser coincidentes com os registros existentes na Receita Federal;
  • Pessoas com Deficiências - Necessário Laudo Médico, especificando a condição médica para inclusão do símbolo referente.
  • Pessoas com Transtorno do Espectro Autista(TEA) - Laudo Médico, comprovando ser pessoa com Transtorno do Espectro Autista com CID;
  • A troca do RG antigo pela nova CIN e a emissão da 1ª via desse documento é gratuito;
  • A substituição da RG pela nova CIN em formato físico (1ª via) poderá ser feita de forma gradual e gratuita até o ano de 2032.

Observação

A emissão da 2ª via ainda não tem previsão em lei, pois a 1ª via pode ser solicitada gratuitamente até 2032. Entretanto, o documento pode ser acessado e impresso, já que fica disponível digitalmente na Carteira de Documentos do Gov.br.

 

Formas de Atendimento
Tipos de atendimento
Externo
Prioridade de atendimento

Art. 1º da Lei 10048/2000 - As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

Tempo de espera

01 Hora

Tempo para realização do serviço

10 Dias

Etapas do serviço
Estas são todas as etapas para a realização do serviço
1
Agendar atendimento
Descrição

O cidadão deve ler as informações antes de solicitar o agendamento e verificar se os documentos estão separados corretamente. Após ler as informações, clique em 'Solicitar' e escolha o agendamento, conforme sua localidade e horário disponível. Preencha os dados e, caso encontre alguma inconsistência, será necessário consultar a Receita Federal para verificar se os dados estão atualizados.

Informações adicionais

A triagem é realizada no balcão de atendimento, onde é feita uma análise prévia do serviço que o cidadão precisa e o encaminhamento para o Posto de Atendimento do IICC. É necessário apresentar todos os documentos em bom estado de conservação: legíveis, sem rasuras, aberturas, plastificação ou deteriorações que impeçam a avaliação de sua autenticidade.

Estimativa de prazo

15 Minutos

2
Atendimento Presencial
Descrição

Nessa etapa, o cidadão deverá comparecer na data e hora marcada para ter suas impressões digitais, assinatura e foto digitalizadas, além de ter seus dados biográficos atualizados.

Informações adicionais

Não utilize acessórios ou vestimentas que possam dificultar sua identificação na foto tirada durante o atendimento. Orientações sobre vestuário e acessórios: a) Evite roupas brancas ou muito claras; b) Adornos de cabeça não serão permitidos; c) Óculos escuros só são permitidos para deficientes visuais, que devem apresentar o original ou uma cópia simples do laudo médico; d) Véu, boina, touca, lenço na cabeça ou turbante só são permitidos por motivos médicos ou religiosos. Neste caso, é necessário apresentar o original ou uma cópia simples do comprovante da entidade religiosa; e) Farda militar é permitida, desde que as insígnias não apareçam na foto; Requisitos conforme o padrão da ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil).

Estimativa de prazo

25 Minutos

3
Entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Descrição

O cidadão deve retirar seu documento no local onde foi solicitado e atendido, após ter passado por todas as etapas anteriores. Observação: A confecção leva até 10 dias úteis.

Informações adicionais

A nova Carteira de Identidade Nacional será entregue somente nas seguintes condições: 1. A retirada do documento de identidade será OBRIGATORIAMENTE mediante apresentação do Protocolo de Atendimento e/ou documento oficial com foto. 2. Menores de 18 anos: A retirada pode ser feita pelo pai, mãe ou qualquer pessoa que tenha a guarda do menor (com documento que comprove a guarda), ou por procuração registrada em cartório, com poderes para retirar o documento. 3. Maiores de 18 anos: Somente o requerente ou uma pessoa com procuração registrada em cartório, com poderes para retirar o documento, poderá fazer a retirada. Atenção: Em caso de erro na Carteira de Identidade Nacional emitida, é necessário entrar em contato com o IICC/RO em até 90 dias, a partir da data de recebimento do documento, e relatar o erro. Após esse prazo, será necessário solicitar uma reimpressão. Base Legal: Art. 26 da Lei 8078 de 11/09/1990 - CDC: O direito de reclamar por vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: II - 90 dias, no caso de fornecimento de serviço e de produto duráveis. § 1º - A contagem do prazo decadencial começa a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

Estimativa de prazo

15 Minutos

Unidades de atendimento
Tudo Aqui Ji-Paraná
Posto de Identificação de Ji-Paraná - PC - PIDEN-JIPA
Rua Martins Costa, 249, Jotão - . CEP: 76908301. Ji-Paraná - RO
Limite de 48 agendamentos diários para esse serviço

Forma de contato
Telefone Comercial
(69) 3422-1513
E-mail Corporativo
iicc@iicc.ro.gov.br

Horário de atendimento do serviço
Dias Horários por dia
Segunda-feira
07:30:00 - 18:00:00
Terça-feira
07:30:00 - 18:00:00
Quarta-feira
07:30:00 - 18:00:00
Quinta-feira
07:30:00 - 18:00:00
Sexta-feira
07:30:00 - 18:00:00
Porto Velho Shopping
Instituto de Identificação Civil e Criminal - PC - IICC
Avenida Prefeito Chiquilito Erse, 3288, Flodoaldo Pontes Pinto - . CEP: 76820408. Porto Velho - RO
Limite de 48 agendamentos diários para esse serviço

Forma de contato
E-mail Corporativo
iicc@iicc.ro.gov.br
Telefone Comercial
(69) 3212-9040

Horário de atendimento do serviço
Dias Horários por dia
Segunda-feira
08:00:00 - 20:00:00
Terça-feira
08:00:00 - 20:00:00
Quarta-feira
08:00:00 - 20:00:00
Quinta-feira
08:00:00 - 20:00:00
Sexta-feira
08:00:00 - 20:00:00
Tudo Aqui Ariquemes
Posto de Identificação de Ariquemes - PC - PIDEN-ARQM
Avenida Tancredo Neves, 2606, Setor Institucional - . CEP: 76872854. Ariquemes - RO
Limite de 48 agendamentos diários para esse serviço

Forma de contato
Telefone Comercial
(69) 3212-9041
E-mail Corporativo
iicc@iicc.ro.gov.br

Horário de atendimento do serviço
Dias Horários por dia
Segunda-feira
07:30:00 - 17:30:00
Terça-feira
07:30:00 - 17:30:00
Quarta-feira
07:30:00 - 17:30:00
Quinta-feira
07:30:00 - 17:30:00
Sexta-feira
07:30:00 - 17:30:00
Tudo Aqui Centro
Instituto de Identificação Civil e Criminal - PC - IICC
Avenida Sete de Setembro, 830, Centro - . CEP: 76801084. Porto Velho - RO
Limite de 55 agendamentos diários para esse serviço

Forma de contato
E-mail Corporativo
iicc@iicc.ro.gov.br
Telefone Comercial
(69) 3212-9040

Horário de atendimento do serviço
Dias Horários por dia
Segunda-feira
07:30:00 - 13:30:00
Terça-feira
07:30:00 - 13:30:00
Quarta-feira
07:30:00 - 13:30:00
Quinta-feira
07:30:00 - 13:30:00
Sexta-feira
07:30:00 - 13:30:00
Tudo Aqui de Rolim de Moura
Posto de Identificação de Rolim de Moura - PC - PIDEN-RLMG
25 de Agosto, 5101, Centro - . CEP: 76940000. Rolim de Moura - RO
Limite de 32 agendamentos diários para esse serviço

Forma de contato
Telefone Comercial
(69) 3442-9091
E-mail Corporativo
iicc@iicc.ro.gov.br

Horário de atendimento do serviço
Dias Horários por dia
Segunda-feira
07:30:00 - 18:00:00
Terça-feira
07:30:00 - 18:00:00
Quarta-feira
07:30:00 - 18:00:00
Quinta-feira
07:30:00 - 18:00:00
Sexta-feira
07:30:00 - 18:00:00
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