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SOLICITAR AUTENTICAÇÃO DIGITAL DE LIVROS EMPRESARIAIS

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O que é?
Descrição

O serviço possibilita a autenticação digital dos Termos de Abertura e de Encerramento dos livros contábeis e fiscais pertencentes a empresários, sociedades empresárias e cooperativas. Observação: A autenticação de livros pela Junta Comercial não se confunde com o registro de livros realizado pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que segue normas e regulamentos próprios.

Previsão legal

Lei Federal nº 8.934/1994 (art. 35) e Regulamento da JUCER/RO, que estabelece procedimentos para autenticação de livros contábeis e empresariais.

Hipótese de tratamento

Consentimento do titular (Art. 7º, I, ou Art. 11, I, LGPD)

Para quem é o serviço?

Empresas com registro na JUCER.

Documentação necessária

Livro a ser autenticado:

Físico:

Livro devidamente encadernado, com folhas numeradas e sem rasuras.

Assinaturas originais dos responsáveis (ex.: contador, presidente da assembleia).

Digital (PDF):

Arquivo em formato PDF/A (padrão para arquivamento), com todas as páginas legíveis.

Documentos da Empresa:

CNPJ atualizado da empresa.

Contrato Social ou Ata de Constituição (para comprovar a legitimidade do solicitante).

Identificação do Responsável:

Cópia do RG e CPF do representante legal da empresa (sócio, diretor ou contador).

Comprovante de Pagamento da Taxa:

GRU (Guia de Recolhimento da União) paga, gerada pelo sistema da JUCER-RO.

Documentos Adicionais (conforme o tipo de livro):


Tipo de Livro Documentação Específica


Livro de Atas - Ata mais recente da assembleia ou reunião autenticada.


- Lista de presença dos participantes (se aplicável).


Livro Contábil - Declaração do contador responsável, com CRC ativo.


- Relação resumida dos registros contábeis.


Livro de Registro de Sócios - Lista atualizada de sócios com CPF/CNPJ e participação societária.
Regras de Formatação dos Livros


Para livros físicos:

Folhas numeradas sequencialmente.

Encadernação resistente (não podem ser folhas soltas ou em fichários).

Para livros digitais:

Assinatura digital do responsável (se aplicável).

Metadados do arquivo devem incluir CNPJ e período abrangido.

 

Observações Importantes:


Documentos Opcionais (para agilizar):

Certidão negativa de débitos (municipal/estual).

Certificado de autenticação anterior (em caso de renovação).

 

Validação de Assinaturas:

As assinaturas nos livros devem coincidir com as do cartório de registro de firma (se houver).

Prazo de Entrega:

Após a autenticação, o livro físico deve ser mantido pela empresa por no mínimo 5 anos (exigência legal).

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