Justiça e segurança

PEDIR ABERTURA DE RECLAMAÇÃO - PROCON

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O que é?
Descrição

Registre uma reclamação no PROCON/RO para buscar reparação material sobre diversos assuntos, como falha no produto ou prestação de serviços, não cumprimento de contratos, serviços financeiros, cobranças não reconhecidas, dentre outros. Importa destacar que o objetivo de cada reclamação é buscar reparação apenas de prejuízos materiais individuais. Ademais, não são objetos de reclamação no PROCON as seguintes situações: - Compra e venda entre particulares; - Relação entre locador e locatário de imóveis; - Condomínio; - Relação entre condomínios com respectivos condôminos; - Multa de trânsito; - Pedágio; - Relação entre associações desportivas com respectivos associados; - Relação entre atividade bancária e os beneficiários do crédito educativo; - Relação entre advogado e cliente; - Relação entre franqueador e franqueado; - Casos que envolvam indenização por dano moral; - Temas que envolvam PROUNI, FIES e programas de governo (Bolsa Família).

Previsão legal

Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. (Código de Defesa do Consumidor)

Hipótese de tratamento

Execução de políticas públicas (Art. 7º, III, ou Art. 11, II, 'b', LGPD)

Para quem é o serviço?

Cidadão com capacidade civil ou menor assistido pode reclamar.

Documentação necessária
  • Documento oficial com foto que contenha;
  • CPF; 
  • Comprovante de endereço atualizado; 
  • Telefone de contato do consumidor;
  • E-mail do consumidor; 
  • Nome do fornecedor; 
  • Os documentos que comprovem o vínculo de consumo (nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento e toda documentação que seja relevante.); 
  • Relato do fato gerador da reclamação. 

Observação: 

Caso o reclamante não seja o titular legal do vínculo consumerista, vir dotado de procuração devidamente assinada.

Formas de atendimento
Etapas do serviço
Unidade(s) de atendimento
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Data Comentário Pontuação
Anexos
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