Finanças, impostos e gestão pública

SOLICITAR DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES ECONOMICO-FINANCEIRAS -DIEF

Compartilhar
O que é?
Descrição

A DIEF (Declaração de Informações Econômico-Financeiras) é um serviço que permite aos contribuintes fazer a declaração eletrônica do ITCD, nos casos de Doação, Herança, Cessão e Usufruto. Essa declaração tem como objetivo calcular o Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Todo o processo é feito de forma eletrônica, desde a transmissão da declaração até o recebimento da guia para pagamento. O contribuinte pode agendar atendimento presencial ou fazer tudo diretamente no sistema, através do atendimento externo. Um inventário é um registro detalhado de todos os bens e dívidas de uma pessoa (falecida ou viva). É como uma lista completa de tudo o que uma pessoa possui e deve.

Previsão legal

Decreto nº 15.474, de 29 de outubro de 2010. Aprova o Regulamento do Imposto sobre a Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).

Hipótese de tratamento

Execução de políticas públicas (Art. 7º, III, ou Art. 11, II, 'b', LGPD)

Para quem é o serviço?

Qualquer pessoa física ou jurídica (inventariante) que detenha a posse do bem transmitido ou doado.

Documentação necessária
  • Inventário 

Observação: Preencher a declaração com atenção.

Formas de atendimento
Etapas do serviço
Unidade(s) de atendimento
Avaliações
Data Comentário Pontuação
Serviços Sugeridos





Ouvidoria | Fala.Br