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SOLICITAR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA DE INTERESSE SOCIAL

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O que é?
Descrição

O serviço é o processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S), coordenado pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (SEPAT), voltado para áreas pertencentes ao Estado de Rondônia localizadas em Porto Velho. O objetivo é legalizar núcleos urbanos informais ocupados por famílias de baixa renda, garantindo segurança jurídica, acesso a serviços públicos essenciais e a valorização do imóvel para os moradores dessas áreas.

Previsão legal

Lei n.º 2.909/2012, para fins de concessão da gratuidade do Título Definitivo, nos termos do artigo 13, inciso I, da Lei nº 13.465/2017, que regulamenta a matéria e aprofunda as normas já existentes, como o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) e o Decreto nº 9.310/2018. A Reurb-S visa garantir o direito à moradia e à titulação da posse para famílias de baixa renda.

Hipótese de tratamento

Execução de políticas públicas (Art. 7º, III, ou Art. 11, II, 'b', LGPD)

Para quem é o serviço?

Para regularização de imóveis, os principais interessados são pessoas físicas que moram em imóveis urbanos ou rurais sem a devida documentação. Isso inclui famílias em núcleos urbanos informais (para o programa REURB-S) ou em áreas rurais que precisam de um título de propriedade. Caso a pessoa não possa comparecer, ela pode ser representada por um terceiro. Esse representante deve ter uma procuração com firma reconhecida que especifique claramente que ele tem poderes para solicitar.

Documentação necessária

Solteiros: 

  • Documento Oficial com foto;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atual;
  • Folha resumo do Cadastro Único (V7), e, se houver, contrato de compra e venda.

 

Casados ou em união estável, todos os documentos do titular, apresentar também os documentos do cônjuge:

  • Documento Oficial com foto;
  • CPF;
  • Certidão de casamento ou união estável;
  • Comprovante de residência;
  • Folha resumo do Cadastro Único (V7);
  • Contrato de compra e venda ou termo de doação, se houver;
  • Comprovante de renda de ambos; 
  • Carnê de IPTU.


Divorciados: 

  • Documento Oficial com foto;
  • CPF;
  • Certidão de casamento com averbação do divórcio;
  • Comprovante de residência;
  • Folha resumo do Cadastro Único (V7);
  • Contrato de compra e venda ou termo de doação - se houver;
  • Comprovante de renda;
  • Carnê de IPTU.


Viúvos:

  • Documento Oficial com foto;
  • CPF;
  • Certidão de óbito;
  • Documento Oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Folha resumo do Cadastro Único (V7);
  • Contrato de compra e venda ou termo de doação - se houve;
  • Comprovante de renda.
Formas de atendimento
Etapas do serviço
Unidade(s) de atendimento
Avaliações
Data Comentário Pontuação
Anexos
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